A MA-204, uma das rodovias estaduais que conecta municípios da Grande Ilha de São Luís, entra em processo de duplicação e modernização. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nessa quinta-feira (08), pelo governador do Estado, Carlos Brandão.
A intervenção vai ampliar e requalificar o trecho entre o Viaduto Neiva Moreira e a Beira Rio, em Paço do Lumiar, uma das cidades que integram a Região Metropolitana de São Luís.
Realizada em uma tenda instalada no canteiro da obra, a solenidade de lançamento da duplicação da MA-204 contou com a presença de prefeitos de várias cidades maranhenses, representantes do Poder Legislativo estadual e municipal de São Luís, Paço do Lumiar e Raposa, além de secretários de Estado e a população.
A obra corresponde à quarta etapa da Avenida Metropolitana, projeto do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), que prevê a criação de um novo anel viário na Grande São Luís.
A ideia é promover a integração de 1 milhão de pessoas nos quatro municípios da região (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), com a construção de corredores viários que garantam tráfego mais seguro e eficiente.
O projeto global da Avenida Metropolitana, em suas quatro etapas, tem início na zona rural de São Luís e vai cruzar a Grande Ilha, com a meta de garantir mais fluidez e segurança para condutores, ciclistas e pedestres.
Etapas do novo anel viário
A primeira etapa da Avenida Metropolitana foi concluída em abril deste ano, com a entrega do trecho que vai da Vila Funil (KM 2 da BR-135) até a Avenida Principal do Conjunto São Raimundo.
As duas etapas subsequentes da obra compreendem a intervenções na Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência (2,732 Km); do Parque Independência à rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) (1,748 Km), e da Avenida Guajajaras ao Parque Independência (3,397 Km).
Já a quarta fase, iniciada com o lançamento da duplicação da MA-204, prevê obras em 3,58 km de extensão da rodovia, com investimento que ultrapassa os R$ 59 milhões.
Trafegabilidade e segurança para todos
A obra contará com ampliação para três faixas de sentido, com canteiro central, além de instalação de drenagem eficiente e sinalização de trânsito horizontal e vertical.
As obras de duplicação da MA-204 também incluem a construção de uma nova ponte de concreto armado sobre o Rio Paciência, interligando o trecho duplicado, além da implantação de calçadas com acessibilidade universal, ciclovias segregadas e sistema de iluminação em LED.
Avenida Metropolitana e a Nova Litorânea
O governador Carlos Brandão lembrou que a duplicação da MA-204 terá junção estratégica à outra obra estadual que também já está em andamento: o novo prolongamento da Avenida Litorânea, que ligará a Avenida São Carlos, no bairro Olho d’Água, em São Luís, à Avenida Atlântica, no bairro Araçagi, em São José de Ribamar.