A Controladoria-Geral da União decidiu assumir a condução das investigações sobre o suposto desvio de recursos de aposentados e pensionistas, retirando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a responsabilidade pelo caso. A decisão foi comunicada oficialmente ao INSS nesta terça-feira (7).
De acordo com a CGU, a medida foi tomada diante de indícios do envolvimento de servidores da autarquia no esquema, que consiste em descontos associativos indevidos em benefícios pagos mensalmente a entidades e sindicatos sem a autorização dos beneficiários.
No ofício, a CGU determinou que o INSS transfira imediatamente todos os documentos, provas e informações já reunidos durante a apuração, e que qualquer nova diligência ou procedimento seja comunicado e repassado à Controladoria.
As irregularidades envolvem 12 entidades suspeitas de receber indevidamente valores descontados das aposentadorias e pensões. Como resultado da investigação, a Justiça já determinou o afastamento de cinco servidores do INSS e um policial federal.
Com a CGU à frente do caso, a expectativa é aprofundar as apurações e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.