O novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), deve promover mudanças nos principais cargos da pasta nos próximos dias. Entre as alterações previstas, está a saída de Marcelo Oliveira Panella, atual chefe de gabinete do ex-ministro Carlos Lupi. Segundo fontes do PDT, o próprio Panella já teria manifestado interesse em deixar o cargo.
Outra mudança significativa deve ocorrer na Secretaria do Regime Geral de Previdência Social, responsável pela gestão do INSS. O atual secretário, Adroaldo Portal, também deve deixar o posto.
Apesar da saída da secretaria, Adroaldo poderá continuar próximo à cúpula do ministério. De acordo com interlocutores, o ministro Wolney avalia realocá-lo para uma função estratégica junto ao gabinete, como chefe de gabinete ou em uma assessoria especial.
Após deixar o comando do Ministério da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT) usou as redes sociais para agradecer ao presidente Lula (PT) pela confiança e reafirmar que não está envolvido nas irregularidades investigadas no INSS.
Em publicação feita no X (antigo Twitter), Lupi destacou que sua saída ocorre com a consciência tranquila e frisou que seu nome não foi citado nas investigações em andamento.“Tomo esta decisão com a certeza de que o meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades do INSS”, escreveu. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, completou.